(44)3031.6443
"Nosso presente, seu futuro"

Franquias

Para quem é novo no assunto mas tem faro de empreendedor, inicialmente o modelo de negócios do tipo “Franquia” ou conhecido também como “Franchising” vem a ser uma forma de estratégia utilizada na área da administração com o propósito de se criar um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o proprietário da marca ou do modelo de negócio) concede ao franqueado (o empreendedor interessado em explorar a marca) o direito de uso da marca, patente, know-how, conhecimento técnico, infraestrutura e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

Por sua vez, o franqueado, vai investir e trabalhar na franquia e remunera ao franqueador parte do faturamento da franquia na forma de royalties. Em determinadas situações, o franqueador pode vir a ceder ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio, através de remuneração direta ou indireta, não caracterizando assim o vínculo empregatício.

Vantagens de uma FRANQUIA

  • Tendência de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor;
  • Minimiza o risco envolvido, graças à utilização de conceito de negócio já testado em outras praças com sucesso;
  • A marca já pode possuir notoriedade no mercado em que atua;
  • Práticas de gestão já apuradas como: informações de venda, estratégias de mercado, áreas de interesse, avaliação de risco, elaboração de contratos, administração da carteira, formas de marketing e divulgação, dentre outros;
  • Relatórios compartilhados sobre os movimentos do mercado explorado permitindo investimentos mais precisos, minimizando riscos;
  • Assessoria na localização da empresa ou aluguel de espaço, em resultado da existência de franquia-mãe;
  • Total apoio técnico, administrativo, financeiro e de rotinas de gestão;
  • Contato direto na resolução de problemas que já possam tem ocorridos em outras unidades do grupo.

Benefícios para a REDE DE FRANQUEADOS

  • Os investimentos são convertidos na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, sendo parceiros altamente moralizados e motivados;
  • Existe uma logística de distribuição de produtos ou serviços mais eficiente e diferenciada;
  • A exposição da marca é reforçada, pois é associada ao know-how, à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;
  • Descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias;
  • Vantagens em ganhos acrescidos em economias de escala;
  • O modelo de negócios possibilita a expansão de mercado de forma rápida, pois a abertura de novas áreas para investimento é constante;
  • Concretiza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.