MENU RÁPIDO

A valorização do seu imóvel versus o profissional que cuida do seu imóvel

A valorização do seu imóvel versus o profissional que cuida do seu imóvel

Ao pensar nessa pauta, logo vem a ideia do conflito que inegavelmente existe entre terminologias contábeis, de investimentos e por que não dizer da chamada “cultura popular”.

Calcular efetivamente o que seja um ativo imobiliário em relação a um bem imobilizado e acrescer a esta receita o que efetivamente seja ganho de capital por meio de aluguéis e/ou valorização imobiliário, é realmente um trabalho árduo.

Pode-se começar essa reflexão, colocando as claras a diferença entre um corretor de imóveis, por melhor que ele seja, de um assessor de investimentos imobiliário.

O bom corretor sempre irá buscar atender as demandas de seus clientes. Porém, tais exigências podem se resumir a interesses pessoais ou familiares quanto a morar melhor, um imóvel maior ou melhor localizado, com mais ou menos tempo de construção e assim por diante. Segue adiante, nessa linha de raciocínio detalhes, por vezes irrelevantes para uma análise de investimentos, mas que pode se tornar decisivo na decisão de compra.

Exemplo disso, pode ser, por exemplo, facilidades de financiamento, parcelamento da entrada…

Já o assessor de investimentos imobiliários tem outra abordagem. O que rege a negociação, não é a paixão pelo imóvel, o sonho desse ou daquele endereço, o que comando o show é a relação de retorno do capital investido em relação ao tempo da “aplicação”.

Se tem como referência os índices de inflação e do INCC (índice nacional do custo da construção) como referencial mínimo de valorização.

De maneira simplista, qualquer valorização acima disso é chamado de lucro.

Mas não é bem assim.

Considerando todas as variáveis de um investimento imobiliário, é possível afirmar que, em média, o tempo de consolidação dessa aplicação pode passar de 15 anos.

É o que se tem como tempo de uso e fruto de imóvel para que esse comece a dar “despesas” graves de manutenção. Assim, conforme o padrão da construção, materiais e técnicas aplicadas, tais custos podem comprometer o resultado do investimento.

Porém, como mercado histórico em valorização temos como cuidar com previsão plena e essencial da métrica de segurança que se vier a ter erro, será mínimo para com a provisão mercadológica econômica. Outras variáveis se tornam fundamental para a decisão de investir ou não em um determinado imóvel e assim definir o planejamento do retorno.

Endereço, vizinhança, capacidade de expansão qualitativa da rua, do bairro, da cidade, são informações fundamentais para o assessor de investimento planejar o tempo de retorno do capital investido, previsão de rentabilidade e valorização final do ativo.

Na realidade, não existe uma equação matemática e de gestão de aplicações financeiras que possam assegurar os resultados, mas é possível prever.

Voltando a questão da atividade profissional que diferencie o corretor de imóveis do assessor de investimento imobiliário.
Ambos são de suma importância para o mercado, porém, ambos são “levados” por forças externas e das quais não se tem controle direto.

A situação econômica e macroeconômica, inflação, políticas habitacionais, revisões constantes de planos diretores dos municípios, eventuais impactos sócio ambiental, políticas públicas sociais, exigências ambientais etc. sim ainda é possível finalizar esse rol de possibilidades com um solene etc.

Portanto, levar em consideração todas essas variáveis, a busca por uma assessoria especializada pode ser a diferença entre ter um ativo imobiliário de um bem imobilizado onde, corretor de imóveis foca em satisfazer os desejos pessoais do comprador e, o assessor de investimentos imobiliário tem o foco no retorno do capital investido, independe de o investidor achar bonito ou não um imóvel, na decisão de compra.

Últimos posts

Mercado Imobiliário: Você sabe o que um corretor de imóveis faz?

LEIA MAIS

Na hora de investir, imóvel é o melhor negócio. Será?

LEIA MAIS

Wellness Buildings: um conceito que veio para ficar

LEIA MAIS

Metaverso no Mercado Imobiliário

LEIA MAIS

Você já ouviu falar em home equity? E home equity rentável?

LEIA MAIS

Você já ouviu falar em Multipropriedade Imobiliária?

LEIA MAIS

Mercado Imobiliário subirá acima da inflação neste 2022

LEIA MAIS

A tecnologia como transformação no profissional imobiliário

LEIA MAIS

Enigmas do mercado imobiliário neste 2022

LEIA MAIS

Comprar ou alugar um imóvel?

LEIA MAIS